Longa: O FILHO DO HOMEM
Produtora
PRODAV.
Artista multifacetada, com uma carreira que atravessa as fronteiras do teatro, cinema, televisão e gestão cultural. Ela é a fundadora da Metodologia Teatro da Essência, diretora, atriz e empresária com mais de 15 anos de experiência no cenário cultural de Palmas, TO, e no Brasil. Seu trabalho é marcado pela sensibilidade, inovação e compromisso com a inclusão, com uma trajetória que envolve desde a direção e produção de peças teatrais até a coordenação de projetos culturais de impacto social.
Bacharel em Administração de Empresas - UEMA (2009)
MBA em Gestão Empresarial - (2014)
Pós-graduação em Gestão de Gestores e Conselheiros Culturais - UFT (2017)
Licenciatura em Artes/Teatro - UFT (2019)
Dalila é uma professora e arte-educadora com experiência como instrutora de teatro na Fundação Cultural de Palmas (FCP), onde lecionou entre 2019 e 2022. Também atuou no Instituto IDEIA, compartilhando seus conhecimentos em arte e cultura.
Iniciou sua carreira artística em 2014, quando fundou o Coletivo Teatro da Essência, uma iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade e empoderamento às mulheres no teatro, além de promover a arte sensível e transformadora.
Ela tem experiência como atriz, diretora e produtora e já dirigiu e atuou em mais de 20 peças teatrais, incluindo sucessos como “Retalhos” (2014) e “O Fim do Trabalho de Aninha” (2019), Eu & Minha Gina (2024, 2021), Apagões Emocionais (2024) além de ter participado de projetos de grande visibilidade como a série da Netflix “O Escolhido” (2ª temporada).
Interpretou o papel de apresentadora no Filme O Filho do Homem (PRODAV- 2017).
mais fotosInterpretou a personagem Dália de Nelson Rodrigues na Peça de Teatro Atrás da Porta - dirigida pela professora Bárbara Tavares.(UFT-2017)
Mais fotosAtuou como Eleonor, a vilã do filme independente "Scarab", da produtora Trezegue Filmes.
VideosInterpretou a Compadecida em 2019 na Cia Fernanda Montenegro em uma temporada com 12 (doze) apresentações na cidade de Palmas-To.
Ver mais fotosAtuação na peça teatral de direção de Marcial Asevedo. (Com Circulação em Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional).
FotosEspetáculo dirigido por Deto Montenegro através do projeto da Oficina dos Menestreis, apresentações no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes:
Veja fotosem outubro de 2024 e foi produtora de casting do curta-metragem "SEM CAMISINHA NÃO ROLA" produzido pela agência Papagaius Marketing e HB Filmes do cineasta Hélio Brito.
Veja fotosUFT com a Cia Art' Sacra, os integrantes do coletivo do Teatro da Essência: Dalila, Igor, Eudes e Gil apresentaram uma intervenção artística no Sala Aberta da UFT, dirigidos por Barbara Tavares.
Saiba maisA metodologia Teatro da Essência, criada por Dalila Cristiny, é um sistema inovador de treinamento para atores que une técnicas de atuação tradicionais e práticas contemporâneas, com um foco especial na acumulação sensível, meditação guiada e escrita emocional. Dalila também é uma das poucas diretoras mulheres no Brasil que trabalha com a Biomecânica de Meyerhold, uma técnica que explora o corpo do ator e da atriz, como instrumento central da atuação, e bebe da fonte de grandes nomes do teatro mundial, como Denise Stoklos, Julia Varley, Roberta Carreri, Denise Fraga, Ivana Chubbuck, Eugênio Barba e Constantin Stanislavski.
Dalila também se destaca pela sua atuação no setor cultural, foi jurada na 13ª Edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (FAES-2021). Está como 1ª suplente na Câmara Municipal de Teatro de Palmas (2024-2025) e como Conselheira Titular na Câmara Estadual de Teatro e Circo (2025-2026). Jurada no Projeto Integrador de Linguagens:“Como valorizar as Manifestações e Culturas Juvenis na Escola?” promovido pelo Centro de Ensino Médio Tiradentes em parceria com a SEDUC (Festival de curtas-metragens -2024). Seu envolvimento com a gestão cultural e o fomento ao teatro em sua cidade natal demonstra seu compromisso com o fortalecimento das políticas culturais no Brasil.
Dalila Rosso segue ativa no cenário cultural de Palmas e em outras regiões do Brasil. Algumas de suas últimas produções incluem:
Apagões Emocionais - Aborda temáticas de reflexão social e saúde mental;(2024 e 2025);
- Espetáculo Teatral: “Eu & Minha Gina” (2021 e 2024) - Educação sexual feminina;
- O Rei do Show do Cerrado - Em montagem (2025);
- Palmas de Minhas Mãos - Literatura (2025);
- O Cavaleiro Mecongo - Literatura (2025);
- Curta- Metragem: “As Meninas” (2025).
441 1.909
🎬 DIRETORA | ATRIZ
📝 Fundadora do Coletivo @teatrodaessencia
🔗 Links na BIO 👇
Passando por revisão e pelas etapas finais e tá ficando muito lindo e sensível 🤗
Em breve o lançamento do livro Cavaleiro Mecongo do Silvio Rosso. 🥹💞
Estou muito feliz, satisfeita e emocionada por realizar este sonho do meu pai.
Fruto de anos de dedicação de sua escrita sensível 🤗 e sua visão de mundo . É uma honra poder abrir o caminho para a concretização deste projeto cheio de camadas.
Te amo pai 👨
🫠✍🏻💖
De que ano é essa galera?! 😸 Vamos ver quem acerta ?! Deixe nos comentários 🌺😏😌😼 e em que loja ?
Acompanhe Dalila Rosso no YouTube e mergulhe em sua arte, processos criativos e inspirações!
Explore o portfólio de Dalila Rosso e confira seus certificados que refletem sua trajetória como atriz, diretora e educadora.
Clique nos botões abaixo para saber mais sobre seu impacto no cenário cultural.