Dalila Rosso

Dalila Rosso

Artista multifacetada, com uma carreira que atravessa as fronteiras do teatro, cinema, televisão e gestão cultural. Ela é a fundadora da Metodologia Teatro da Essência, diretora, atriz e empresária com mais de 15 anos de experiência no cenário cultural de Palmas, TO, e no Brasil. Seu trabalho é marcado pela sensibilidade, inovação e compromisso com a inclusão, com uma trajetória que envolve desde a direção e produção de peças teatrais até a coordenação de projetos culturais de impacto social.

Formação Acadêmica

Bacharel em Administração de Empresas - UEMA (2009)

MBA em Gestão Empresarial - (2014)

Pós-graduação em Gestão de Gestores e Conselheiros Culturais - UFT (2017)

Licenciatura em Artes/Teatro - UFT (2019)

Professora e
Arte-Educadora

Dalila é uma professora e arte-educadora com experiência como instrutora de teatro na Fundação Cultural de Palmas (FCP), onde lecionou entre 2019 e 2022. Também atuou no Instituto IDEIA, compartilhando seus conhecimentos em arte e cultura.

Carreira artística

Iniciou sua carreira artística em 2014, quando fundou o Coletivo Teatro da Essência, uma iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade e empoderamento às mulheres no teatro, além de promover a arte sensível e transformadora.

Ela tem experiência como atriz, diretora e produtora e já dirigiu e atuou em mais de 20 peças teatrais, incluindo sucessos como “Retalhos” (2014) e “O Fim do Trabalho de Aninha” (2019), Eu & Minha Gina (2024, 2021), Apagões Emocionais (2024) além de ter participado de projetos de grande visibilidade como a série da Netflix “O Escolhido” (2ª temporada).

dalila-sem-fundo

Principais Destaques:

Longa: O FILHO DO HOMEM

Produtora
PRODAV.

Atuação como apresentadora

Interpretou o papel de apresentadora no Filme O Filho do Homem (PRODAV- 2017).

mais fotos

Atrás da Porta (2017)

Dália de Nelson
Rodrigues

Atuação

Interpretou a personagem Dália de Nelson Rodrigues na Peça de Teatro Atrás da Porta - dirigida pela professora Bárbara Tavares.(UFT-2017)

Mais fotos

Scarab
(ano)

produtora
Trezegue Filmes.

Eleonor

Atuou como Eleonor, a vilã do filme independente "Scarab", da produtora Trezegue Filmes.

Videos

O Auto da Compadecida

 personagem da Compadecida

Atuação como apresentadora

Interpretou a Compadecida em 2019 na Cia Fernanda Montenegro em uma temporada com 12 (doze) apresentações na cidade de Palmas-To.

Ver mais fotos

A Pele da Naja (ano)

Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional

A Pele da Naja

Atuação na peça teatral de direção de Marcial Asevedo. (Com Circulação em Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional).

Fotos

JOÃO SEM NOME (2022)

projeto da Oficina dos Menestreis

JOÃO SEM NOME (2022)

Espetáculo dirigido por Deto Montenegro através do projeto da Oficina dos Menestreis, apresentações no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes:

Veja fotos

SEM CAMISINHA NÃO ROLA

2024

Interpretou Cecília

em outubro de 2024 e foi produtora de casting  do curta-metragem "SEM CAMISINHA NÃO ROLA" produzido pela agência Papagaius Marketing e HB Filmes do cineasta Hélio Brito.

Veja fotos

Paixão de Cristo

Cena Fórum 2023 na UFT com a Cia Art' Sacra

Cena Fórum: Paixão de Cristo (2023)

UFT com a Cia Art' Sacra, os integrantes do coletivo do Teatro da Essência: Dalila, Igor, Eudes e Gil apresentaram uma intervenção artística no Sala Aberta da UFT, dirigidos por Barbara Tavares.

Saiba mais

Metodologia e Pesquisa

A metodologia Teatro da Essência, criada por Dalila Cristiny, é um sistema inovador de treinamento para atores que une técnicas de atuação tradicionais e práticas contemporâneas, com um foco especial na acumulação sensível, meditação guiada e escrita emocional. Dalila também é uma das poucas diretoras mulheres no Brasil que trabalha com a Biomecânica de Meyerhold, uma técnica que explora o corpo do ator e da atriz, como instrumento central da atuação, e bebe da fonte de grandes nomes do teatro mundial, como Denise Stoklos, Julia Varley, Roberta Carreri, Denise Fraga, Ivana Chubbuck, Eugênio Barba e Constantin Stanislavski.

Reconhecimento e Contribuições

Dalila também se destaca pela sua atuação no setor cultural, foi jurada na 13ª Edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (FAES-2021). Está como 1ª suplente na Câmara Municipal de Teatro de Palmas (2024-2025) e como Conselheira Titular na Câmara Estadual de Teatro e Circo (2025-2026). Jurada no Projeto Integrador de Linguagens:“Como valorizar as Manifestações e Culturas Juvenis na Escola?” promovido pelo Centro de Ensino Médio Tiradentes em parceria com a SEDUC (Festival de curtas-metragens -2024). Seu envolvimento com a gestão cultural e o fomento ao teatro em sua cidade natal demonstra seu compromisso com o fortalecimento das políticas culturais no Brasil.

Contribuições Recentes
e Projetos

Dalila Rosso segue ativa no cenário cultural de Palmas e em outras regiões do Brasil. Algumas de suas últimas produções incluem:

Apagões Emocionais - Aborda temáticas de reflexão social e saúde mental;(2024 e 2025);
- Espetáculo Teatral: “Eu & Minha Gina” (2021 e 2024) - Educação sexual feminina;
- O Rei do Show do Cerrado - Em montagem (2025);
- Palmas de Minhas Mãos - Literatura (2025);
- O Cavaleiro Mecongo - Literatura (2025);
- Curta- Metragem: “As Meninas” (2025).

Acompanhe Dalila na Redes

De que ano é essa galera?! 😸 Vamos ver quem acerta ?! Deixe nos comentários 🌺😏😌😼 e em que loja ?
🫦
By 2020 🌆📝📓
Oi?? DIGA futura sogrinha 😊😌✅😃😅🤣🥰📞📞

Dalila no YouTube

Acompanhe Dalila Rosso no YouTube e mergulhe em sua arte, processos criativos e inspirações!

A Trajetória de Dalila

Explore o portfólio de Dalila Rosso e confira seus certificados que refletem sua trajetória como atriz, diretora e educadora.

Clique nos botões abaixo para saber mais sobre seu impacto no cenário cultural.